DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes realiza etapa local da 6ªCNSI

Indígenas debateram temas da Conferência eelegeram 19 delegados para a Etapa Distrital, que ocorrerá em dezembro.

Ao longo dos doisdias de atividades, indígenas participantes da etapa local da ConferênciaNacional de Saúde Indígena discutiram os 7 eixos* que estruturam a 6ª CNSI. Oencontro que aconteceu na Aldeia Bugaio, abordou questões como o alcoolismo, apreservação e o fomento à medicina tradicional indígena e o financiamento deações de saúde.

O município de Jutaí (AM), localizado a aproximadamente 1000km de Manaus, reuniu 136 participantes na etapa local da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI) nos dias 7 e 8 de novembro. Foi a 13ª etapa realizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Solimões e Afluentes.

A etapa local da Conferência reuniu dois polos base distintos: Bugaio e Biá. O polo base de Bugaio atende uma população de 3600 indígenas das etnias Ticuma, Kokama e Tambeba. Já o de Biá abrange as etnias Kanamari, Katukina, Kokama e Madja Kulina. Ao todo, foram realizadas 14 etapas locais com os 15 polos base do DSEI-Médio Rio Solimões e Afluentes.

Foram eleitos 19 delegados para representar os polos base na Etapa Distrital: do Polo Buguaio foram oito usuários, uma gestora e três trabalhadores da área (Agentes Indígenas de Saúde (AIS), Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) e outros profissionais de saúde) e do Polo Biá foram quatro usuários, dois trabalhadores e um gestor.

O Conselheiro Local de Saúde Indígena de Jutaí, Everaldo Gomes Januário, celebra a primeira etapa local realizada na aldeia Bugaio: “é muito importante porque a saúde tem que chegar com qualidade onde o indígena mora. Já existe o atendimento, mas nós participamos da Conferência para melhorar ainda mais”.

Os 19 delegados eleitos pelos dois polos base levarão as discussões da etapa local para a etapa distrital, que será realizada no município de Tefé (AM) entre 11 e 14 de dezembro. Estarão representados os 15 polos base do DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes, que ocupam 14 municípios e correspondem a uma população de 24.538¹ indígenas. São 16² etnias distribuídas em 184¹ aldeias.

¹ – Fonte: DGESI/Sesai (dados referentes a 31/12/2017)
² – Fonte: DASI/Sesai (dados referentes a 31/12/2017)

*Eixos temáticos da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena:

  1. Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde;
  2. Modelo de atenção e organização dos serviços de saúde;
  3. Recursos humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural;
  4. Infraestrutura e Saneamento da Atenção à Saúde dos Povos Indígenas;
  5. Financiamento;
  6. Determinantes Sociais de Saúde;
  7. Controle Social e Gestão Participativa.

Veja o álbum completo com fotos da etapa no link: https://www.flickr.com/photos/6cnsi/albums/72157700570059492/with/45244396944/

Por: Comunicação – SESAI

Foto: Alejandro Zambrana