Aldeia Pakuera realiza etapa local da Conferência de Saúde Indígena

Foram aprovadas 61 propostas ao longo de três dias de atividades

A aldeia Pakuera, localizada na terra indígena Kurã Bakairi (MT), realizou a quarta etapa local da Conferência Nacional de Saúde Indígena do DSEI Cuiabá. Ao todo, o Distrito Sanitário de Saúde Indígena tem seis etapas locais programadas – duas ainda serão realizadas em novembro – e a etapa distrital será realizada entre 19 e 21 de dezembro.

A Conferência Local teve um total de 84 inscritos, que debateram, avaliaram e votaram um total de 80 propostas. Dos eixos temáticos da Conferência Nacional, o Eixo VII (Controle Social) foi o mais debatido entre os participantes e o que mais gerou propostas. O Eixo V (Financiamento) foi o que levantou mais dúvidas e o Eixo IV (Infraestrutura e Saneamento) o que suscitou menos propostas. A escolha dos delegados que participarão da etapa distrital, a ser realizada em Cuiabá, foi consensual.

O povo Kurã Bakairi é o predominante na aldeia Pakuera. São aproximadamente 700 habitantes vivendo a 112 km do município de Paranatinga (MT) – acesso por estrada de terra – e a 560 km de Cuiabá. A etapa local foi realizada na aldeia central, a mais antiga, que conta com um sistema de abastecimento, uma escola bem estruturada e uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) em construção, com previsão de inauguração para este ano.

O DSEI está desenvolvendo no local um projeto de manejo de resíduos sólidos. Além da colocação de sacos acoplados às árvores da aldeia, para depósito de resíduos, o projeto envolve as mulheres da localidade, que em breve participarão de um curso para produção de sabão, a partir do óleo usado pelos moradores.

Segue abaixo a lista com os Eixos temáticos da 6ª CNSI e os números de propostas discutidas:

Eixo I – Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde

13 propostas – aprovadas 11 e suprimidas 2

Eixo II –Modelo de atenção e organização dos serviços de saúde

12 propostas – aprovadas 8 e suprimidas 4

Eixo III – Recursos humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural

11 propostas – aprovadas 9 e suprimidas 2

Eixo IV – Infraestrutura e saneamento da atenção à saúde dos povos indígenas

7 propostas – aprovadas 5 e suprimidas 2

Eixo V – Financiamento

13 propostas – aprovadas 10 e suprimidas 3

Eixo VI – Determinantes sociais de saúde

9 propostas – aprovadas 6 e suprimidas 3

Eixo VII – Controle social e gestão participativa

15 propostas – aprovadas 12 e suprimidas 3

 

Por Rafael Montenegro, da Comunicação SESAI

Foto: Luis Oliveira

Atendimento à imprensa: (61) 3315.3580