Sesai realiza reuniões preparatórias para 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

Comissão Organizadora aprovou o calendário de reuniões e coordenadores das Comissões Temáticas ||

Já foi dada a largada para a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que deverá ser concluída até maio de 2019. A etapa de conferências locais começa no mês de agosto e deve se estender até outubro, sendo seguidas pelas conferências distritais, em novembro e dezembro próximos.

Na primeira semana de julho, dia 02, foi realizada a primeira reunião da Comissão Organizadora da Conferência, que aprovou o calendário de encontros mensais, Bem como os coordenadores das Comissões Temáticas – de RelatorIa, de Infraestrutura e de Comunicação e Informação. Em seguida, nos dias 04 e 05, houve a reunião de alinhamento com os coordenadores dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), secretarias executivas dos Condisi e pontos focais dos Distritos; para facilitar e agilizar o trabalho de mobilização para realização da etapa local da 6ª CNSI, cada DSEI terá um trabalhador que funcionará como ponto focal; os pontos focais de cada DSEI vão apoiar o controle social na garantia de infraestrutura para realização dos encontros.

Notícias Relacionadas
Ministério da Saúde publica portaria para realização da 6ª CNSI

Reunião do Fórum de Conselheiros Indígenas ressalta importância da 6ª CNSI

Diálogo para ampliação das ações de saúde indígena marca o primeiro encontro do FPCondisi no ano

Durante a reunião de alinhamento, foram apresentados o Documento Orientador da Conferência, já aprovado pelo Fórum de Presidentes de Condisi e pelo Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e divulgado na página do Conselho, bem como o Regimento. Além disso, foram dadas explicações relacionados ao orçamento, infraestrutura e condução dos debates nas comunidades indígenas.

6ª CNSI

A Conferência Nacional de Saúde Indígena tem como objetivo aprovar diretrizes para as políticas de saúde executadas nas aldeias por parte dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e terá como tema principal “Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas: atenção diferenciada, vida e saúde nas comunidades indígenas”.

1º Dia - Oficina de Alinhamento da 6º Conferência Nacional de Saúde Indígena - 04.07.2018, Brasília/DF
1º Dia – Oficina de Alinhamento da 6º Conferência Nacional de Saúde Indígena

 

O espaço da 6ª CNSI é um ponto de encontro para discussão e ampliação das ações de saúde indígena em todo o país e é realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Texto: Beth Almeida/SESAI/MS
Foto: Alejandro Zambrana/SESAI/MS
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 16h11
Última atualização em Terça, 17 de Julho de 2018, 14h41